sexta-feira, 12 de maio de 2006

BANDEIRA VERMELHA

Hoje, no fórum da Antena 1, ouvi algumas pessoas muito preocupadas com as multas (ou coimas) que se avizinham na próxima época balnear. Parece que se alguém entrar no mar com bandeira vermelha vai ter que pagar uma multa entre 55 e 1000 euros. Durante o trajecto para o meu local de trabalho fui ouvindo várias considerações sobre o tema e fui chegando a algumas dúvidas existenciais:

- Se existem cerca de 250 Km de costa "vigiada" e cerca de 470 polícias marítimos, cada polícia teria que vigiar 500 metros de praia? Para os menos familiarizados com estas distâncias posso dizer que para percorrer 500 metros a "andar bem" serão necessários 5-7 minutos.

- Os polícias marítimos vão estar nas praias das 9hoo às 20h e sem intervalo para almoço?

- Quem é que decide se a multa é de 55 ou de 1000(!) euros? É que ainda há uma diferençazinha...

- Os polícias marítimos não terão outras funções? Se não, para que existem?

- E se eu molhar os pés no mar com bandeira vermelha?


Enquanto pensava nestas questões confesso que me distraí na condução... Ultrapassei pela faixa da direita; passei dois semáforos amarelos e um vermelho; não acendi os médios no túnel da CREL; pisei duas raias e três traços contínuos; passei dos 140 Km/h; e atendi o telemóvel sem auricular.

Pensando bem hoje poupei cerca de 4550 euros...

Sem comentários: